
O ar frio da montanha prepara-se para começar seu infinito ciclo. Ao longe, as mais belas nuvens brancas começam a transformar-se no cinza que irá imperar por longos dias que parecem não ter fim. Ao longe ainda é possível avistar em meio as planícies os últimos bisões abrigando-se mais ao sul, das tempestades que ainda não se formaram. Sobre o grande Rio, pequenas margens geladas começam a refletir o outrora azul do céu em suas águas plácidas e serenas.
O frescor da primavera se foi, nada do bater de asas de insetos e pássaros ou mesmo o aroma de jasmim e margaridas que antes recobriam os vastos campos verdejantes do norte. O cinza perfaz tudo o que toca, prenunciando apenas a queda do primeiro bloco alvo de neve, ainda relutante em descer dos céus para oficialmente clamar seu lugar no inverno do Norte Gélido.
Para aqueles cuja a poesia do inverno perdeu seu sentido e apenas anseiam que ele termine, as respiração pesada dos perigos nas grandes estepes congeladas, a escuridão nas florestas nevadas e as cavernas onde no fundo, seres malignos e ancestrais anseiam por saborear o tenro sabor da carne dos incautos que se arriscam nesta terra selvagem.
Ao leste, acostumados com o frio, espreitando na noite, hordas de criaturas antes as senhoras destas terras, aguardam seu momento de triunfo e simplesmente mantém a tênue luz de uma fogueira durante todo o inverno, esperando para irromper como uma explosão de chamas e dor quando o degelo chegar e todos os caminhos para a terra dos homens estiverem livres para serem saqueados e destruídos.
Esta é a terra das pedras preciosas, do ouro dos anões incrustados nas profundezas da escuridão gélida das montanhas, a terra prometida de homens valentes atrás riquezas inimagináveis a qualquer preço ou de uma morte prematura nas mãos de um horror ainda sem nome. Paixões ardentes, desespero, agonia e êxtase aguardam aqueles que tem coragem para seguir em frente, ou morrer tentando. Um mal ancestral abre suas asas sobre esta região, será que tens coragem o suficiente para prosseguir?
Este é o Norte Distante, estas são as Terras Gélidas, a Terra da Grande Geleira ou mesmo a Terra prometida para alguns. Que os Deuses os acompanhem. Sejam bem vindos a Damara.
- Yohan Canção da Neve - Bardo Senhor das Lendas de Damara.